Setembro Amarelo – Mês de Prevenção ao Suicídio: Conheça algumas opções de planos que oferecem serviços voltados ao tema

A chegada de setembro inicia o Mês de Prevenção ao Suicídio: o Setembro Amarelo. Liderada pela Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, e o Conselho Federal de Medicina – CFM, a campanha Setembro Amarelo busca conscientizar a população, além de desmistificar o tema suicídio.

A campanha teve inicio em 2014, e a primeira cartilha “Suicídio: Informando para Prevenir” foi voltada aos profissionais da área de saúde, buscando trazer orientações sobre ideação suicida, fatores de risco, avaliação, formas de abordagem, atendimento e tratamento dos pacientes com risco de suicídio.

O assunto acaba sendo um tabu muito forte na sociedade presente, mas não deixa de ser uma realidade que acompanha a sociedade humana desde o inicio da civilização. O tema suicídio sempre vem a tona quando é alguma celebridade que acaba tirando sua própria vida, mas todos conhecemos alguém que acabou optando por esse caminho.

No mundo, as notificações apontam para cerca de um suicídio a cada 40 segundos. No Brasil, a cada 46 minutos uma pessoa tira sua própria vida. Com a chegada da pandemia, os números cresceram ainda mais, isso se dá por conta das mudanças de rotina, perdas de familiares ou amigos, e as incertezas no amanhã.

A grande maioria dos casos de suicídio mostra algum sinal de transtorno mental como fator de risco. Transtorno do humor, transtorno por uso de sustância psicoativa, esquizofrenia, transtorno de ansiedade e outros fatores socioculturais, genéticos e ambientais também estão relacionados.

Como prevenir o suicídio?

Existem diversas intervenções disponíveis que são eficazes contra o suicídio. Segundo a OMS, o suicídio tem prevenção em 90% dos casos. Algumas operadoras, como a Amil e SulAmérica Saúde oferecem serviços específicos para apoio em casos de depressão, ansiedade por meio de atendimento presencial, e por telemedicina.

A Amil recentemente lançou um Programa de Saúde Mental, que acolhe e ajuda no tratamento de beneficiários que estão passando por algum problema relacionado à transtornos mentais, que vão desde stress, ansiedade, até depressão e tristeza extrema. O beneficiário conta com uma equipe de profissionais composta por psiquiatra, psicólogo e assistente social, além de um médico de família, que irá trabalhar com toda a equipe de forma integral.

A SulAmérica Saúde já tem um serviço de telemedicina chamado Psicólogo na Tela, onde o beneficiário irá encontrar uma equipe de psicólogos de plantão, disponíveis a qualquer momento que precisar.

Entre em contato com nossa equipe e descubra qual a melhor opção de plano de saúde para você, ou alguém que você conheça que está passando por algum transtorno relacionado aos citados na matéria. Trabalhamos com as melhores opções do mercado e será um prazer ajudar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *