Queda de cabelo: causas!

Eles estão por toda a parte: no chão, no travesseiro, na pia, menos na sua cabeça. Pois é, se você chegou até este post é porque provavelmente essa situação tem gerado grande preocupação, não é verdade? O mais curioso é que, a queda de cabelo não ocorre apenas entre os homens, não. Esse problema também pode gerar dores de cabeça entre as mulheres.

Porém, antes de qualquer coisa, é preciso dizer que, em pessoas saudáveis, é estimado que caiam entre 50 a 100 fios de cabelo por dia. Agora, você melhor que ninguém conhece o seu corpo. Então, se ainda assim você perceber que há uma queda fora do comum, se faz necessário atentar-se a sua rotina e a sua saúde.

Dessa forma, abaixo será possível conhecer algumas das principais causas da queda de cabelo. Veja só:

Hereditariedade
Hoje é possível perceber que, a maior parte dos casos de calvície ou uma queda muito acentuada está diretamente relacionada com a hereditariedade. Esse processo também pode ser conhecido como alopecia androgenética e é mais comum entre os homens. Porém, mesmo que em situações mais raras, este problema também pode afetar as mulheres.

Os cientistas costumam explicar que essa queda ocorre devido a conversão da testosterona em di-hidrotestosterona, molécula que pode gerar o enfraquecimento dos fios. O mais curioso é que esse processo já começa a se manifestar desde muito cedo, por volta dos 18 anos, se intensificando com o passar do tempo.

Tabagismo
Existem no mundo milhões de fumantes. E hoje, de fato, está comprovado que esse vício pode afetar o nosso corpo de diversas maneiras, inclusive comprometendo a saúde dos nossos cabelos. Isso ocorre porque o cigarro tem uma alta concentração de substâncias extremamente tóxicas capazes de comprometer a circulação do couro cabeludo.

Alterações na tireoide
Quando se fala em renovação capilar, consequentemente também estamos falando dos hormônios T3 e T4, que são produzidos pela tireoide. Assim, quando há algum tipo de alteração no funcionamento dessa glândula, podemos ter problemas com a queda de fios.

Deficiência nutricional
Uma alimentação de péssima qualidade ou ainda dietas muito restritivas podem sim comprometer o bom funcionamento do nosso organismo, levando a uma possível deficiência de várias vitaminas e minerais. Dessa maneira, um organismo carente de vitamina C, complexo B, zinco e ferro pode prejudicar o desenvolvimento de novos fios.

Estresse crônico
Um dia a dia muito corrido pode nos gerar muito estresse, não é verdade? Assim, pessoas muito nervosas acabam tendo um alto nível de cortisol, também conhecido como o hormônio do estresse. O problema é que, quando muito elevado, este pode prejudicar a nossa raiz capilar também provocando uma queda bastante acentuada do fios.

Considere buscar ajuda médica
Como dissemos, a queda de cabelo costuma ser multifatorial, ou seja, pode ter várias causas. Dessa maneira, procurar ajuda de um dermatologista para te ajudar a identificar as causas e propor um tratamento é essencial.

E é nesse momento que um bom plano de saúde pode te ajudar. Porém, se você ainda não conseguiu fechar com um convênio, a hora pode ser agora.

Entrando em contato com nossa equipe de atendimento, através do 0800 111 5000, poderemos apresentar ótimas opções de planos capazes de atender as suas necessidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *