O que é enxaqueca? Saiba como tratá-la!

Não importa em qual período do dia ela ocorra, dor de cabeça é realmente muito desconfortável, não é? E se elas forem corriqueiras, intensas e distribuídas em alguns pontos da cabeça, talvez estejamos falando da tão temida enxaqueca.

Um dado curioso e muito relevante é que, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), este problema afeta cerca de 15% da população brasileira, ou seja, mais de 30 milhões de pessoas com idade entre 25 e 45 anos sofrem com fortes dores de cabeça.

Mas, você sabe exatamente o que é uma enxaqueca e como ela pode ser tratada? Falaremos dela nos próximos parágrafos. Acompanhe!

Forte dor de cabeça!
Antes de qualquer coisa, se faz importante ressaltar que os vários sinais, sintomas e gravidade da enxaqueca podem variar de pessoa para pessoa. Porém, dores de cabeça bem latejantes localizadas de um lado da cabeça costuma ser o sintoma mais comum desse problema de saúde.

Mas, mesmo ocorrendo predominantemente em apenas um ou outro lado da cabeça, em muitos casos, a localização dessa dor pode variar, ou seja, também pode ocorrer no centro, mais precisamente na testa, por exemplo.

Além de dores intensas e pulsantes na cabeça, em muitas pessoas, a enxaqueca também pode ser caracterizada por ocasionar vômitos, náuseas
e até mesmo sensibilidade a luz e/ou ao som.

O que provoca a enxaqueca?
A enxaqueca é um problema crônico e multifatorial, ou seja, pode ser desencadeada por vários fatores. Uma noite mal dormida, má alimentação, problemas hormonais, estresse e ansiedade costumam desencadear sérias crises.

Como tratar a enxaqueca?
A enxaqueca, sem sombra de dúvidas, pode ser tratada de várias maneiras, porém, a prevenção é de longe a melhor forma de lidar com este problema, ou seja, aderir a um estilo de vida saudável poder ser de grande ajuda!

Assim, é imprescindível investir em uma dieta equilibrada, rica em nutrientes e bem distante de alimentos industrializados. Em alguns casos, o açúcar e a cafeína, por exemplo, podem ser gatilhos para o surgimento de alguma crise.

Além disso, é recomendado praticar algum tipo de atividade física, já que esta prática pode liberar alguns hormônios que tendem ajudar bastante.

Outro ponto primordial é, além da saúde física, buscar também manter um equilíbrio mental. Afinal, como já citado, o estresse e a ansiedade também contribuem para o surgimento ou agravamento das crises.

Ajuda médica pode ser interessante
Mesmo seguindo todas as dicas citadas aqui, se as suas crises de dor de cabeça estão ocorrendo frequentemente e com muita intensidade, a ajuda de um médico pode ser necessária! Possivelmente este profissional investigará as causas e irá propor algum tipo de tratamento.

Um bom plano de saúde é necessário
Não existe nada pior que sofrer com algum tipo de dor e não conseguir buscar ajuda, não é verdade? Sabendo disso, possuir um bom plano de saúde que consiga oferecer todo suporte necessário para lidar com crises constantes de enxaqueca é mais que necessário, é essencial.

Porém, se você ainda não tem nenhum convênio médico, não se preocupe pois nós trabalhamos com os melhores planos de saúde do Brasil. Todos com ampla rede de atendimento e ótimos profissionais dispostos a te ajudar.

Dessa maneira, se desejar obter mais informações, não deixe de acionar nossa equipe de atendimento. É só clicar no ícone do WhatsApp localizado à sua direita e esclarecer todas as suas dúvidas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *