O que causa a Dermatite Atópica?

Você sabia que, embora sejam extremamente comuns, infelizmente algumas doenças são pouco faladas? Pois é! Este é o caso, por exemplo, da tão incomoda dermatite atópica. Mas, você sabe qual a causa, sintomas e como essa enfermidade pode ser tratada?

Caso negativo, não se preocupe! Hoje, pensando em proporcionar esclarecimentos, traremos mais detalhes sobre este tema tão importante.

O que é Dermatite Atópica?
Infelizmente, a dermatite atópica é uma das doenças de pele mais comuns do mundo (estima-se que em países desenvolvidos, ela afete cerca de 20% das crianças e adolescentes) e que, por ser crônica, pode provocar sérias crises de coceiras, aparecimento de erupções e crostas.

Porém, mesmo diante de sintomas tão evidentes e considerando que o problema ainda é um tabu, se faz necessário informar que ele não é contagioso.

Quais são os sintomas da Dermatite Atópica?
O ressecamento da pele e uma coceira constante são, sem dúvidas, os sintomas mais comuns da dermatite atópica. Mas, além destes, é possível surgirem também erupções e crostas, tornando o problema ainda mais difícil de lidar já que este ciclo pode propiciar o surgimento de bactérias.

Além destes sintomas, um fato curioso é que, em algumas pessoas, a coceira pode piorar mediante a transpiração.

Como lidar com a Dermatite Atópica?
Em relação a dermatite atópica, alguns fatores podem propiciar o surgimento de crises. Assim, é importantíssimo aprender a identificar os fatores que desencadeiam esse quadro. Algumas pessoas, por exemplo, podem se deparar com uma crise mediante um clima mais seco.

Sabendo disso, tomar banhos rápidos e não muito quentes, aplicar hidrantes e usar roupas de algodão são cuidados mais que necessários e que podem aliviar a situação.

Diagnóstico da Dermatite Atópica
Se você anda apresentando alguns ou todos os sintomas informados acima, é imprescindível buscar por uma orientação médica, mais especificamente de um dermatologista. Este profissional poderá realizar o diagnóstico segundo as típicas características da enfermidade.

Em alguns casos, para fechar um bom diagnóstico, estes especialistas poderão realizar testes por escoriações da pele, adesivos ou ainda realizar um exame de sangue capaz de identificar quais são as substâncias desencadeadoras das crises atópicas.

Um plano de saúde é necessário
No inverno, diante da baixa humidade do ar, a pele tende a ficar mais seca propiciando o agravamento da dermatite atópica. Diante dessa situação, garantir atendimento médico é necessário. Mas, o que fazer se você ainda não tem um bom plano de saúde?

Se este for o seu caso, não precisa se desesperar! Nós trabalhamos com as melhores opções de planos de saúde do Brasil. São diversos modelos de contratações capazes de atender as necessidades de qualquer pessoa.

Dessa forma, se desejar obter mais informações, basta entrar em contato com a nossa equipe de atendimento através do número 0800 111 5000 ou ainda, se preferir, clicando no ícone logo à sua direita, poderá nos acionar através do whatsApp.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *