Novidade: Teste Rápido para Covid-19 se torna cobertura obrigatória para os planos de saúde!

Você sabia que agora os planos de saúde são obrigados a oferecer o Teste Rápido de Covid-19? A decisão foi tomada no dia 19/01 pela ANS – Agência Nacional de Saúde, incluiu o exame de teste rápido para detecção de antígeno SARS-Cov-2 (Coronavirus Covid-19) dentro do rol de coberturas obrigatórias para beneficiários de planos de saúde.

De olho no cenário atual, e com a chegada da variante Omicron, que ficou conhecida pela sua facilidade de transmissão, a ANS estipulou que esse exame deverá ser incluído no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da ANS.

Qual o exame de covid que se tornou obrigatório para os planos de saúde?

O exame é chamado de “Teste SARS-COV-2 (coronavírus Covid-19) – teste rápido para detecção de antígeno”, e poderá ser feito nos casos em que houver indicação médica aos pacientes com Síndrome Gripal (SG) ou Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), quando os sintomas estiverem na janela ótima de utilização, que é entre o 1° e o 7° dia de início dos sintomas.

O que é Síndrome Gripal (SG)?

A Síndrome Gripal é atribuída aos pacientes que estejam com quadro respiratório agudo, que geralmente é acompanhado por pelo menos dois sinais e sintomas, que incluem:

  • Febre
  • Calafrios
  • Dor de gargante
  • Dor de cabeça
  • Tosse
  • Coriza
  • Distúrbios olfativos (dificuldades para sentir cheiros)
  • Distúrbios gustativos (dificuldades para sentir sabores)

O que é a Síndrome Respiratória Grave (SRAG)?

Essa síndrome é atribuída ao paciente que está com Síndrome Gripal, somada a sintomas como desconforto respiratório ou pressão persistente no tórax, ou saturação de oxigênio menor que 95% em ar ambiente, coloração azulada nos lábios ou rosto. Nas crianças é necessário ter uma atenção adicional, principalmente nos batimentos de asa de nariz, cianose, tiragem intercostal, desidratação e falta de apetite.

Planos de Saúde e Covid-19

As operadoras vêm se adaptando e melhorando seus processos, recursos e procedimentos para melhor atender seus beneficiários. Novas unidades e atendimento à distância (telemedicina) têm sido os principais recursos disponibilizados para trazer mais segurança e comodidade para os beneficiários.

Agora com a nova cobertura de Teste Rápido, os beneficiários dos planos de saúde podem ficar ainda mais tranquilos em casos de suspeita de contágio.

Qual o melhor plano de saúde com cobertura para Covid?

Entre em contato com nossos corretores e encontre o melhor plano de saúde para você, sua família e/ou empresa! Trabalhos com as principais operadoras do mercado, faça uma simulação comparativa pelo site ou entre em contato com um corretor pelo whatsapp e tire todas suas dúvidas!

IMPORTANTE As informações contidas nesse artigo são válidas para a data da postagem. Os valores e condições poderão ser revogadas ou alteradas a qualquer tempo sem aviso prévio. Consulte as regras e condições vigentes antes do fechamento da(s) proposta(s).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.