Insônia: dicas para dormir melhor

Não há nada pior que virar de um lado para o outro da cama e acordar no dia seguinte com uma chata sensação de cansaço e até mesmo um pouco de irritabilidade, não é? Pois saiba que você não é a única pessoa que sofre com a insônia.

Segundo a Associação Brasileira do Sono, um em cada três brasileiros sofre som os distúrbios do sono — este caracteriza-se por uma grande dificuldade de começar a dormir e se manter dormindo por uma quantidade de tempo que garanta qualidade de vida.

Sabendo disso, abaixo daremos algumas dicas para que você consiga lidar com este problema de uma maneira mais saudável. Acompanhe!

Ajuste seus horários
Se você é do tipo que a cada dia da semana deita para dormir em um horário diferente, saiba que talvez este hábito pode estar contribuindo para os seus episódios de insônia. Dessa maneira, adotar uma rotina e estipular horários fixos para deitar-se pode ajudar bastante com a saúde do seu sono.

Evite dormir durante o  dia
Todo mundo gosta de tirar aquele cochilo gostoso durante a tarde, não é mesmo? Cochilos rápidos, de até 30 minutos, até podem ser bem-vindos mesmo. Porém, adormecer por horas durante o dia pode acabar “roubando” o seu sono da noite. Por isso, todo cuidado é pouco.

Sem atividade física pela noite
Não há nenhuma dúvida em relação os benefícios da prática de atividades físicas, de fato este hábito pode ajudar e muito a nossa saúde física e mental. Entretanto, se você sofre com a insônia, deve evitá-las durante a noite já que elas podem causar agitação. Assim, o ideal é que elas sejam realizadas apenas durante o dia.

Evite a cafeína
Uma xícara de café cai bem em qualquer horário, né? Não se você sofre com a insônia. Apesar de conter muitos benefícios, a cafeína é uma substância estimulante. Sabendo disso, ela deve ser evitada. Porém, se você simplesmente não consegue deixar de tomá-la, o faça apenas de manhã e em pequena quantidade.

A meditação pode ajudar
Você já ouviu falar na meditação? Ela é uma técnica que começou ganhando espaço no oriente e que pode ajudar a desenvolver várias habilidades como a concentração, tranquilidade e foco no “aqui e agora”.

Assim, além do possível desenvolvimento de todas as habilidades citadas acima, algumas pesquisas afirmam que a meditação pode trazer vários benefícios à nossa saúde, inclusive ajudando com os episódios de insônia. Vale à pena experimentá-la!

Não dispense ajuda profissional
Seguiu todas as dicas e ainda assim continua sofrendo com a insônia? Então, talvez seja a hora de procurar ajuda de um médico neurologista para que este  profissional possa identificar as causas deste problema e propor algum tratamento.

Mas, o que fazer se você ainda não tiver um plano de saúde para te ajudar a encontrar bons profissionais?

Neste caso, estamos à disposição para te ajudar no que for necessário. Assim, se desejar, é só entrar em contato conosco, clicando no ícone do WhatsApp à sua direita, e lhe indicaremos excelentes opções de planos. Com toda certeza, algum atenderá às suas necessidades e caberá perfeitamente no seu orçamento!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *